Por que preciso de revisor de texto para o meu livro?


Antes de tudo, se uma editora oferecer o serviço de revisão de texto do seu livro, não se sinta preterido. Em nenhum momento isso significa que você não sabe escrever ou que não apreciou o seu original. O papel do revisor é fundamental para uma leitura fluida, uma melhor compreensão do texto e claro para corrigir erros que passaram despercebidos pelo autor. Impede que o autor seja mal interpretado por causa de uma vírgula fora do lugar, inclusão ou omissão de letras ou pronomes ausentes por exemplo. Imagine a tensão de escrever algumas palavras como “carvalho” e por erro humano faltar uma letra?

Quando estamos escrevendo um texto, muitas vezes estamos tão envolvidos na estória, não queremos perder a ideia (insight) e pensamos mais rápido que escrevemos e acabamos omitindo letras, palavras, crases. O uso dos corretores de texto ou ortográficos são úteis, mas não substituem o papel do revisor de texto. Este é um profissional capacitado (geralmente formado em Letras ou Jornalismo e, algumas vezes, com pós-graduação em revisão de texto) que irá rever o texto original do livro com intuito de conferir-lhe correção e clareza, sugerindo alterações necessárias como erros ortográficos e gramaticais, crases indevidas ou pronomes fora do lugar. Além do mais, a revisão de texto não visa alterar a estrutura e a ideia do original, uma vez que respeita a individualidade e estilo do autor e entende suas propostas. 

Sophie Brissaud descrevia o exercício da profissão do revisor, como uma ‘leitura angustiada’. Na qual o trabalho é, justamente, evitar que todos os outros seres humanos necessitem fazer essa leitura angustiada1. Ou seja, é um profissional parceiro do autor, que lê o texto de maneira criteriosa e minuciosa. Já dizia Luis Fernando Veríssimo: “O revisor é a pessoa mais importante na vida de quem escreve. Ele tem o poder de vida ou de morte profissional sobre o autor. Os revisores só não dominam o mundo porque ainda não se deram conta do poder que têm2.

Nos casos de revisão de texto, normalmente o profissional indica alterações propostas, mas não as realiza, deixando a critério do autor acatá-las ou não. Outro serviço normalmente oferecido é o copidesque, também realizado pelos mesmos profissionais, mas é mais elaborado e complexo, envolvendo reescrever todo ou parte do texto visando melhorar as construções textuais, dar destaque às ideias, reforçar a mensagem, proporcionar clareza e garantir a coerência do discurso.

Para os trabalhos acadêmicos, fruto de pesquisas científicas oriundas de instituições cientifica, o trabalho do revisor de texto é voltado para a adequação do texto segundo parâmetros da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – ou a outros órgãos similares.

Na Bonecker Editora oferecemos a revisão de texto padrão, seguindo as normas da ABNT e o copidesque, além de muitos outros serviços editorais importantes para a produção do seu livro.  Estamos prontos para atender autores novos, veteranos, pesquisadores, sempre nos comprometendo com a qualidade e excelência do serviço prestado. Entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores editorais.

Referências:

  1. BRISSAUD, Sophie. La lecture angoissée ou la mort du correcteur. Cahiers GUTenberg n°31 — déc. 1998.
  2. Matéria publicada na revista VIP Exame, mar. 1995, pp. 36-37.

Procurando Editora? Faça como diversos autores e publique conosco.

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by