Direitos humanos, leitura e literatura: criar, existir


SOBRE O LIVRO:

Direitos humanos, leitura e literatura: criar, existir reúne pesquisas sobre práticas relacionadas não apenas à leitura, mas ainda ao letramento e ao letramento literário, incluindo-se as vozes leitoras, os livros, quer sejam feitos de papel ou em telas, em redes sociais ou culturais, vividas nos ambientes virtuais, nos bairros, nas instituições mediadoras de leitura. Todos entrelaçados numa fatura que nasce da compreensão de que não é mais possível, hoje, falar somente de leitores, mas sim de leitores, de espectadores e de internautas, ao tempo em que se compreende que, ainda hoje, a construção do imaginário social também se concretiza, para além do âmbito das redes sociais da internet, nos espaços tradicionais de socialização, haja vista a força de resistência de saraus literários, bibliotecas itinerantes, rodas comunitárias de leitura, festas literárias e entre outras atividades.

ORGANIZADORES:

ELIZABETH GONZAGA LIMA

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens e do curso de Letras. Integra a equipe do Projeto Capes/PROCAD Escritas contemporâneas: desafios teórico-críticos (2015-2019), tendo realizado estágio de Pós-doutoramento em 2016 na PUC-RIO. Desenvolve pesquisa em torno das escritas de si e do diálogo entre literatura e mídias.

LUCIANA SACRAMENTO MORENO GONÇALVES

Formada em Letras.  Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, atua no Departamento de Educação – Campus XIII/ Itaberaba e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem.  Coordena o Grupo de Estudos Literatura e Periferia (s) – GELP(s) e desenvolve projetos de leitura literária em escolas públicas e espaços socioeducativos de Salvador, a partir da metodologia dos Círculos de Leitura. É pesquisadora do Contemporâneos: grupo de pesquisa em literatura brasileira contemporânea. Participa de projetos de produção de livros e realiza revisão textual de periódicos e livros literários.

MAXIMIANO MARTINS DE MEIRELES

Doutor em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Doutorado sanduíche no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação (PGGE/UEFS). Graduado em Letras Vernáculas (UNEB). Professor da Educação Básica e cursos de Especialização. Interesses de pesquisa: Educação, Linguagem, Leitura, Literatura e Formação do leitor/professor.

Procurando Editora? Faça como diversos autores e publique conosco.

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by