Língua(gem) e multiculturalismo: Estudos Linguísticos


Sumário
Apresentação ………………………………………………………………………… 13
Bruno Franceschini e Vanessa Regina Duarte Xavier (Orgs.)

ESTUDOS LINGUÍSTICOS
O funcionamento da ficha técncia em diferentes contextos:
Um gênero predominantemente descritivo ……………………………….. 24
Bruno de Sousa Figueira

Padrões na denominação de operações policiais:
Relações entre lexicologia e linguística de corpus ……………………… 39
Candice Guarato Santos

Hidronímia piresina: Uma análise motivacional
toponímica/etimológica dos cursos d’água ……………………………….. 55
Cleber Cezar da Silva

Glossário bilíngue Língua Portuguesa/Libras:
Gramática da Língua Portuguesa …………………………………………….. 71
Eliamar Godoi e Raquel Bernardes

Ensino de colocações baseado em corpora no
Ensino Fundamental I …………………………………………………………….. 86
Elaine Cristina Ferreira de Oliveira

Multissemioses na série Black Mirror:
O episódio “White Bear” (Urso Branco) …………………………………. 101
Fabiele Oliveira Lima, Raquel Costa Guimarães Nascimento e Anair Valênia

Pastiche: Escrita e composição de sentidos ……………………………… 111
Geralda dos Santos Ferreira e Jacqueline Ribeiro de Souza

Gay language: Um gay twist para começo de conversa ……………… 126
Guilherme Aparecido de Souza e Adriane Orenha-Ottaiano

Crenças sobre o ensino e aprendizagem da língua espanhola                                                                                                                              e a motivação dos professores: Resultados parciais ………………….144
Jacqueline Ribeiro de Souza

Os resíduos teóricos na elaboração do conceito
saussuriano de língua ………………………………………………………….. 160
Micaela Pafume Coelho

A criatividade na escrita institucionalizada ……………………………… 171
Priscilla Felipe Borges de Freitas

A elaboração de um ambiente web de gestão terminológica:
O TermosTeo ………………………………………………………………………… 188
Solange Aparecida Faria Cardoso

Os conceitos de som, fonema e (imagem) acústica:
No manuscrito Phonétique e no Curso de Línguística Geral ………. 203
Thayanne Raísa Silva e Lima

ANÁLISE DO DISCURSO
Formação discursiva: Uma análise dos efeitos de sentido
na campanha Repense vivo …………………………………………………… 220
Ana Paula Aquino, Andressa Andrade e Bruno Franceschini

A nota de rodapé enquanto gênero discursivo:
Um estudo descritivo ……………………………………………………………. 232
Bruno Drighetti

“Ser um bom professor é…”: Representações do fazer
docente na relação entre ensino, discurso e memória ………………. 245
Jéssica Teixeira de Mendonça

Ocupar e resistir: A verticalização dos espaços urbanos
e a exteriorização das subjetividades através do rap ……………….. 262
Jheny Iordany Felipe de Lima

Discurso de poder em músicas brasileiras:
As verdades (re)produzidas contras as mulheres ……………………… 273
Joana Rodrigues Moreira-Leite

Corpos dóceis: Controle e vigilância do professor
no espaço escolar ………………………………………………………………… 291
Júlio César Albuquerque da Rocha e Antônio Fernandes Júnior

Identidades trans: Discurso de resistência aos processos de                                                                                                      normalização do corpo e da subjetividade ……………………………… 308
Kézia Viana da Silva e Antônio Fernandes Júnior

A sequestração do tempo pelo estudo:
Reflexões sobre O Pequeno Príncipe ………………………………………. 323
Léa Evangelista Persicano

O funcionamento da autoria em produções do espaço associado de autores: As cartas trocadas entre Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade ………………………………………………………… 340
Manuel Veronez

Sobre efeitos de sentido em propagandas da Volkswagen ………… 354
Milena Beatriz Vicente Valentim, Rayssa Dayanne de Souza e Erislane Rodrigues Ribeiro

“Soledad en su laberinto”: A construção contraditória de
um discurso identitário no contexto do folclore argentino …………. 369                                                                                              Nathan Bastos de Souza

Bajubá: Uma análise das práticas de poder e de resistência
em vídeos do YouTube ………………………………………………………….. 386
Pedro Anácio Camarano

Território, poder e mídia ……………………………………………………….. 405
Randolpho Natil de Souza, Ainglys Cândido Pinheiro e Estevane de Paula Pontes Mendes

Práticas discursivas sobre “trabalho” na mídia institucional …….. 417
Raquel Ribeiro de Oliveira

O Pibid e as relações de poder: Dizeres dos egressos sobre a                                                                                                            formação de professores de língua espanhola ………………………… 432
Rayanne Márcia Finholdt Prado e Maria de Fátima Fonseca Guilherme

Subjetividade e poder em Lovelace ………………………………………… 451
Sarah Carime Braga Santana

Os dez mandamentos: A verdade como poder em uma
análise foucaultiana …………………………………………………………….. 461
Sonia Renata Rodrigues

Subjetivação em um sistema de meritocracia:
Discurso, poder e resistência em 3% ………………………………………. 475
Tainá Camila dos Santos e Bruno Franceschini

Por uma análise do discurso sobre a beleza presente
no Instagram de Thássia Naves ……………………………………………… 487
Tainá Terence Silva e Vinícius Dorne

O discurso como construtor identitário do sujeito
em Once upon a time ……………………………………………………………. 505
Thainá Pereira Gonçalves e Grenissa Bonvino Stafuzza

Discursos sobre o empoderamento das mulheres de cabelos
crespos nas redes sociais: Das condições de produção ……………… 524
Yure Viana da Silva e Erislane Rodrigues Ribeiro

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